domingo, 13 de junho de 2010

A ALMA BOA DE SETSUAN


foto: João Caldas



Com Denise Fraga – São Paulo

Data: 21 de junho de 2010 (Segunda-feira)
Horário: 20h30
Local: CINE TEATRO IGUAÇU



A parábola é ambientada na China. Os deuses descem a Terra à procura de uma alma boa. Quando chegam a uma província chamada Setsuan, encontram a prostituta Chen Tê que lhes dá guarita por uma noite.

Assim, eles concluem ser ela a alma boa que tanto procuravam e resolvem lhe pagar pela hospedagem. Com o dinheiro, Chen Tê abre uma tabacaria e muda a sua vida. Dona de seu próprio negócio, Chen Tê começa a sentir que os miseráveis da cidade estão abusando de sua imensa generosidade. Sem conseguir dizer não, ela resolve vestir a “máscara do mal”.

Traveste-se de uma figura masculina, seu primo Chui Ta que teria vindo de longe para tomar conta de seu negócio. As ações de Chui Ta em tudo diferem das de Chen Tê. O que Chen Tê não consegue recusar por fraqueza, Chui Ta retoma com força. Como é possível ser bom e ao mesmo tempo sobreviver nesse mundo competitivo em que vivemos??


foto: João Caldas


PRÊMIOS:

Prêmios APCA 2008 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz (Denise Fraga).
Prêmio Shell SP – Melhor Direção
Prêmio Quem 2008 – Melhor Atriz (Denise Fraga)
Prêmio Qualidade Brasil SP 2008 – Melhor Atriz de Comédia (Denise Fraga)
Prêmio Qualidade Brasil RJ 2009 - Melhor Atriz de Comédia (Denise Fraga)
e Melhor Espetáculo de Comédia.
Prêmio Shell SP 2008 de Melhor Direção, além das indicações nas categorias: Cenário, Figurino, Iluminação e melhor atriz (Denise Fraga).



foto: João Caldas

FICHA TÉCNICA:

A ALMA BOA DE SETSUAN, de Bertolt Brecht

Direção de Marco Antônio Braz
Assistente de direção: Ana Paula Nero
Adaptação de Marco Antônio Braz e Marcos Cesana

Elenco Personagens

Denise Fraga Chen Tê / Chui Ta
Ary França Deus / Carpinteiro Lin To
Cláudia Mello Sra. Chin
Marcelo Laham O Aviador Sun
Kiko Marques Wang
Vera Mancini Mit Su / Sra. Yang
Fábio Herford Velho / Chu Fu
Laerte Mello Policial / Tapeceiro / Bonzo
Maristela Chelala Velha / Tapeceira
Virgínia Buckowski Nora
João Bresser Desempregado


Equipe
Cenografia/Direção de Arte Márcio Medina
Trilha Sonora Théo Werneck
Iluminador Wagner Freire
Figurinista Verónica Julian
Visagista Emi Sato
Produção Executiva: José Maria
Direção de Produção: Fernando Cardoso e Roberto Monteiro


Há quase dois anos em cartaz, a premiada montagem de A Alma Boa de Setsuan percorreu 16 cidades, sendo encenada para públicos distintos do sul ao nordeste do país - incluindo temporada de 2 meses de sucesso absoluto no Rio de Janeiro - em teatros com capacidade entre 400 e 2.100 lugares. Em todos os locais, a peça obteve total aprovação das plateias.
A importância dessa visita a Brecht é justamente o seu caráter popular, comprovado no grande êxito da turnê com mais de 130 mil espectadores.
A Alma Boa de Setsuan desvenda o fazer teatral diante do público. Os próprios atores recebem a plateia, distribuem o programa, manipulam o cenário e fazem o serviço de contrarregragem. A intenção cria um elenco com o espírito de grupo de teatro, totalmente disponível artisticamente para contar a história que Brecht escreveu há quase 70 anos”, revela o diretor Marco Antônio Braz, amigo e contemporâneo de Denise Fraga.


foto: João Caldas

“Faço teatro, cinema e televisão e acho muito bom entrelaçar estes veículos, aproveitar a popularidade proporcionada pela televisão, por exemplo, para levar aos palcos textos clássicos de forma sedutora. Um clássico não é clássico à toa, tem algo ali de universal, que atravessou o tempo tocando os corações de pessoas. Acho que grande parte do público que viu a peça talvez nunca tenha visto um Brecht e pôde se surpreender e se divertir tanto com ele. Sem deixar de levar para casa a reflexão que ele queria”, diz Denise, que interpreta a prostituta Chen Tê.

O elenco é composto por onze atores, em sua maioria comediantes, muitos deles com vivências em grupos como: Ornitorrinco, Teatro da Vertigem, Círculo dos Comediantes e Bendita Trupe.

2 comentários:

  1. Olá, estamos querendo ir ver esta peça, (eu a paula) uma peça com Denise Fraga não da para perder
    abraços

    Diego de Oliveira
    Guapirama

    ResponderExcluir
  2. Ola!! quero mto ver essa peça e outras do festival, mas nao sou da cidade, queria saber se eu deixar pra comprar o convite no dia corro o risco de nao conseguir entrar...

    Obrigada!!
    Estela

    ResponderExcluir